sexta-feira, 8 de junho de 2012

O Prisioneiro de Azkaban pode ter a menor bilheteria de todos os oito filme, mais está entre as 33 maiores bilheterias do cinema!

O filme, lançado em 31 de maio de 2004 no Reino Unido e em 4 de junho de 2004 na América do Norte, foi indicado a dois Oscar - Melhor Trilha Sonora Original e Efeitos Visuais na premiação da Academia, em 2005.

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban arrecadou um total de 796,6 milhões dólares em todo o mundo, tem a bilheteira mais baixa entre os oito filmes da série. No entanto, se posiciona como um dos 33 filmes de maior bilheteria de todos os tempos.

Este é o primeiro filme da série em que o cenário é diferente. As gravações que começavam oficialmente em 17 de fevereiro, mas Daniel Radcliffe já havia gravado, alguns dias antes, as cenas em que chamava, acidentalmente, o Nôitibus Andante. Este é o primeiro filme da série Harry Potter dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón, pois Chris Columbus decidiu se afastar devido ao desgate provocado por realizar seguidamente filmes da série. O convite para a direção do filme surpreendeu o próprio diretor Alfonso Cuarón, já que ele havia sido indicado ao Oscar de melhor roteiro original por "Y tu mamá también" (br: E sua mãe também) (onde dois adolescentes se relacionam com uma mulher mais velha). O produtor do filme, David Heyman, justificou: "Há uma conexão. Em "E sua mãe também", Cuarón trabalhou com garotos no final da adolescência. Agora, vai trabalhar com garotos que estão entrando nessa fase". Comenta-se que existia uma cláusula no contrato do diretor Alfonso Cuarón que o proibia de falar palavrões no set de filmagens. Steven Spielberg, que havia sido cotado para dirigir o primeiro filme da série, deixou claro que aceitaria dirigir o filme, por acha-la uma história mais misteriosa e complexa, mas acabou não sendo chamado. Além dele, Kenneth Branagh (que interpretou o Prof. Gilderoy Lockhart nosegundo filme da série), Guillermo del Toro (que preferiu trabalhar na adaptação dos quadrinhos Hellboy), Marc Forster (que preferiu dirigir Em Busca da Terra do Nunca) e Collie Khouri estiveram cotados para dirigir o filme.
  • Recebeu duas indicações ao Oscar: Melhores Efeitos Especiais e Melhor Trilha Sonora.
  • Recebeu quatro indicações ao BAFTA: Melhor Filme Britânico, Melhor Maquiagem, Melhores Efeitos Especiais e Melhor Desenho de Produção.
Não ganhou nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário